Qual seria a melhor opção?

  • Fazer consórcio?
  • Morar de aluguel?

Nesse artigo eu vou te mostrar algo que a indústria imobiliária simplesmente não quer que você descubra.

Estou me referindo especificamente ao mercado de financiamento de imóveis.

O que é menos pior?

  • Morar de aluguel?
  • Financiar um imóvel?

Ou talvez haja uma solução para essa charada:

  • Comprar seu imóvel de forma inteligente por meio de uma “previdência imobiliária”?

Sabemos que é fato que a escolha ideal vai depender de seu perfil familiar (casado, solteiro, filhos…) e também de um prévio planejamento financeiro com relação ao assunto. Já que: alugar, financiar ou fazer um consórcio imobiliário vai depender bastante de sua visão estratégica a curto, médio e longo prazo.

Só para você ter uma ideia eu já cheguei a alugar meu apartamento de dois quartos para outra pessoa para mudar para uma “kitnet” literalmente em frente ao meu trabalho; do outro lado da rua. Com isso eu visava mais a minha qualidade de vida e alguns investimentos em educação que eu estava fazendo na ocasião.

Hoje eu não teria comprado um apartamento financiado. Eu teria feito um consórcio imobiliário.

Por três motivos:

  • Enquanto eu pago a minha carta de crédito eu tenho mais tempo para pensar e procurar o melhor lugar para mim;
  • Decisões como “onde morar” são complicadas e de fato vai depender de sua situação de vida atual, que inclusive, pode mudar ao longo do tempo;
  • Possuir, ser dono de um imóvel, deveria ser prioritariamente para fins de investimento e secundariamente para fins de moradia.

A única constante na vida é a mudança. Quero dizer, as coisas mudam o tempo todo no mundo e comigo ou com você não será diferente.

E por mais que isso possa parecer estranho para a grande maioria das pessoas, eu entendo que morar de aluguel não é ruim e nem é o fim do mundo. Desde que você consiga se organizar financeiramente para fazer uma compra planejada de seu imóvel e com fins primários para investimento ou num futuro em que as coisas “estiverem mais consistentes”, para moradia.

Consórcio imobiliário é um termo pouco conhecido para nós brasileiros porque nós não temos educação financeira o suficiente para “isso”. E a grande maioria dos brasileiros, antes de pensar em ter uma formação de nível superior pensa “em ter sua casa própria” o que na verdade, não deixa de ser um belo mito. Já que o que se financia não é seu até que você quite!

Depois de tudo o que eu já vi e ouvi sobre negócios imobiliários eu ousaria a dizer que é no mínimo inteligente o conceito de previdência imobiliária ou consórcio imobiliário.

Eu te recomendo que leia mais sobre esse assunto no artigo “Por que Fazer Previdência Imobiliária”. Clique aqui urgente para saber mais!

WhatsApp chat