Afinal, o que é consórcio? Se você é uma das muitas pessoas que, há muito tempo se faz essa pergunta, assim como eu fui, então veja lá, vou tentar te dar minha melhor definição sobre o que é um consórcio.
Consórcios são arranjos de curto prazo nos quais várias empresas, do mesmo setor ou de setores da indústria ou até mesmo países, agrupam seus recursos financeiros e humanos para realizar um grande projeto que beneficie todos os membros do grupo. Um consórcio pode durar por períodos específicos e geralmente não muito longos.
Nesse arranjo (consórcio) todos têm direito a receber um do outro.
Daí você deve tá se perguntando: tá… …e o que eu tenho haver com isso?
Olha que interessante! Na década de 60, a partir da instalação da indústria automobilística aqui no Brasil e por causa da carência de crédito direto ao consumidor, pessoas comuns que trabalhavam no Banco do Brasil na época, tiveram a seguinte ideia: formar um grupo de amigos com intenção de fazer um fundo, uma “vaquinha” (consórcio), sendo que esse fundo deveria ser suficiente para a compra de um carro para cada um dos amigos que faziam parte desse grupo.
Mais tarde, olha que legal, essa criativa ideia ganhou força e apoio da indústria. Até o final dos anos 70 já existia consórcio até de caminhões. No comecinho da de 80, consórcios de eletroeletrônicos (televisores, videocassetes…) até porque nem todo mundo tinha condição financeira mesmo de comprar um videocassete nessa época pagando “no cash”. Então a indústria viu que isso era bom e disse: “que haja consórcio de motocicletas”, depois “que haja consórcio de máquinas agrícolas”, e assim por diante!
A indústria e especialmente os Bancos, perceberam que o consórcio já tinha grande peso no total das vendas de seus produtos.
O próprio País reconheceu o consórcio por meio da Constituinte de 1988: “…O Sistema de Consórcios é matéria de competência privativa da União…”.
E aí? Tá achando essa novela interessante?
Não termina por aí…
…Depois de consolidado, ele, o nosso amigo CONSÓRCIO, tem proporcionado um universo de bens de consumo para aquisição, facilitando a vida de todos, já que em um consórcio a gente pode pagar por um produto de forma parcelada para a administradora e pelo preço à VISTA para o vendedor do bem ou serviço. Você pode dar um “lance” e assim ir pro início da fila de espera em seu grupo! Se você for sortudo como uns que eu conheço, você recebe seu bem já nos primeiros meses de consórcio, pagando apenas o valorzinho normal da parcela de seu consórcio!
Saiba que hoje, quase tudo se pode comprar através de um consórcio: ônibus, tratores, caminhões, implementos agrícolas e rodoviários, aeronaves, computadores, colheitadeiras, embarcações, antenas parabólicas, pneus, motocicletas, eletroeletrônicos, kits de casa pré-fabricada, existe até consórcio de imóveis, consórcio para construção e reformas… …a gama é enorme.
Hoje os tipos de consórcios mais populares são os de carro e os consórcios para aquisição de casas, apartamentos e outros bens imóveis.
- Por fim essa palavra você que pretende saber o que é um consórcio deverá reconhecer ao ouvi-la. Essa palavra é: “carta de crédito”.
- Vamos lá! Rapidinho…
Imagine que você foi contemplado em um consórcio, e vai receber seu bem ou seu serviço. Você não recebe o dinheiro em sua conta sabia? Na verdade, você ganha uma carta de crédito do consórcio ao qual você pertenceu e nela há o valor correspondente ao bem ou serviço que você desejava quando contratou o seu consórcio! Uma boa analogia é que a carta de crédito de um consórcio é como se fosse um vale-compras.
Comentários